Resenha do Livro Harry Potter- A pedra Filosofal

by - novembro 14, 2020

 

Resenha do livro Harry Potter- A pedra filosofal

 




Olha, esse livro foi basicamente a minha infância, eu me lembro de ter lido o livro só para saber o que o filme iria mudar e acabei viciando. Na época até ganhei outros livros como os órfãos de Bodelaur e Narnia, mas, Harry Potter foi o meu xodó. Até entrei para clubes Potter maníacos.

 



Mas olha, eu  tenho a habilidade de gostar de um livro e “divorciar” a obra do autor. JK Rowling fez declarações problemáticas. Não estou dizendo que ela é o demônio, pois na verdade, ela deve pensar que está sendo a mocinha na história. Na realidade, ela é mais uma pessoa privilegiada que pode falar o que bem entender e não irá arcar com as consequências.


 

Mas estou me exaltando aqui.

 

Editora-> Rocco, to cansanda de falar deles...to brincando.

 

Capa-> Eu sei que tem mais de uma versão para as capas da saga Harry Potter, porém, hoje eu irei falar a da Rocco distribuiu nos anos 90. Achei bem simples, porém, eficaz. Mostra Harry Potter numa vassoura e com vários detalhes que iremos ver no livro.

 



É uma boa capa, eu admito isso.

 

Enredo-> Então, acho que todos nós conhecemos a história do Harry Potter. Esse livro nos conta a vida de Harry Potter um menino de 11 anos que vive com os abusos de seus tios até que um meio-gigante aparece em sua vida e fala uma frase icônica “Você é um bruxo, Harry” E pronto...a aventura está esperando.


 


Quando você é criança e le esse livro, você se simpatiza com o personagem principal, claro. Essa é a logica, mas, ai você se pergunta...por que ele tem que ficar com tios que abusam dele? Ele recebe algum aconselhamento sobre os abusos? Por que Howgrats tem um sistema de casas que divide a escola em vez de unir? Por que botar todos os sonserinos como vilãos?

 


Muitas perguntas vão aparecer. Tanto em relação ao plot como em relação a sua própria narrativa. E olha, tendo lido toda a saga, posso dizer uma coisa:

 

 A HISTÓRIA TERIA SIDO 100% MELHOR SE O HARRY TIVESSE IDO PARA A SONSERINA. SE HARRY E SNAPE TIVESSEM UMA RELAÇÃO MELHOR. SE HARRY TIVESSE FEITO MAIS AMIGOS EM DIFERENTES CASAS.

 






 

Mas voltando ao assunto, JK Rowling gosta de fazer “red heering” ou seja, ela cria uma possibilidade de que um personagem pode estar fazendo algo ruim, mas, plot twist, é outro. O problema é que Harry e amigos suspeitaram do Snape e até queimaram sua capa...mas nunca pediram desculpas.

 

A HISTÓRIA TERIA SIDO 100% MELHOR SE O HARRY TIVESSE IDO PARA A SONSERINA. SE HARRY E SNAPE TIVESSEM UMA RELAÇÃO MELHOR. SE HARRY TIVESSE FEITO MAIS AMIGOS EM DIFERENTES CASAS.

 

Os amigos do Harry são ok. Olha, eu analise muito Harry Potter e sim, posso dizer que a amizade deles não é perfeita. Posso dizer que Ron e Mione brigando toda hora não é romântico e posso dizer que Harry e Mione juntos não daria certo.

 

Amizades não precisam ser perfeitas, mas, acho que precisam ter um pouco mais de respeito. Mas to me adiantando. Nesse livro Mione é uma sabichona que quer provar para todos que ela merece ficar na escola-um detalhe que é fácil de ignorar já que vemos a história pelos olhos do Harry e de inicio ele não curte muito a Mione- depois, temos Ron Weasley que deseja ser diferente dos seus irmãos.

 

Ron oferece a Harry uma amizade que era raro para ele. Sabe, ainda me lembro da cena do sanduiche quando ambos dividem um simples sanduiche e como isso foi novo e maravilhoso para Harry.

 

E depois temos o vilão da história. Voldermort...que te dá uma promessa de ser um bruxo poderoso. O livro diz, você tem que acreditar se não ...não rola a magica.

 

Dumbledore como mentor bondoso é uma facada que não dura muito na saga, mas nesse livro e se você for bem ingênuo? Funciona. Ele faz Grifinoria ganhar porque 3 crianças de 11 anos quase morreram, mas hey, dane-se Sonserina...certo?

 

Draco Malfoy é um menino mimado. Pronto, é só isso (tem fanfics dizendo o contrario, mas essas fics curtem o ship Drarry)

 


E tem o próprio Harry, que além de ser uma vitima de abuso “boazinha” não tem curiosidade com nada. Não faz perguntas porque os Dursley “bateram” isso nele. NUNCA FAÇA PERGUNTAS e isso nunca é mencionado.

 

Eu poderia falar mais desse livro. Tem coisas bem racistas e preconceituosas. Mas, a resenha ficaria muito grande.


Eu recomendaria esse livro? Sim, mas não para comprar...não vamos dar dinheiro para JK. Eu recomendaria baixar de graça.

E honestamente, talvez nem se fosse de graça. Tim Hunter da DC é uma história melhor que JK se “inspirou” e vale a pena ler. Abusos nessa história não são românticos.


Então...não, não vamos mais dar bola para o que essa senhora diz, ok?




You May Also Like

0 comentários