Resenha do livro "O Principe Cruel"

by - novembro 07, 2020

 

Resenha do livro “O principe cruel”




Antes de começarmos. Eu quero falar que os relacionamentos apresentados nesse livro não são lá muito saudáveis. Olha, não sou uma dessas “puritanas” que já quer queimar o livro se mostrar um mundo onde as coisas não são preto no branco, sabe? Mas eu já quero avisar que nenhum relacionamento aqui é saudável.

 



E eu sei um pouquinho sobre a mitologia das Faes. Para resumir, você pode ver as Faes como sendo anjos caindos mas que não foram exatamente transformados em demônios. Não seguem Lucifer, mas nunca poderam entrar no paraíso.

 



Uma breve sinopse sobre o que esse livro se trata-> Uma menina vive em um mundo magico com suas irmãs e seu padrasto, parece o sonho, certo? Exceto que as Faes não gostam de humanos e a menina é uma humana. E a menina precisa fazer de tudo para sobreviver ou então irá virar uma vitima das “brincadeiras” das Faes.

 

Editora-> A conhecida Galera. Já foi falada e comentada.

 

Capa-> Olha, admito que a capa é bem simples, mas eficaz. Tipo, uma coroa nos galhos e um besouro verde te dão a ideia de que essa história será banal e até mesmo seguirá a formula “Disney” mas amigo, capas enganam.



 

Autora- Holly Black  é uma escritora norte-americana que escreve já tem um tempo. Tem várias sagas prontas e fico feliz em falar que ela não está metida em nenhum escândalo. Olha, quando eu falo que ela escreve muito...não to brincando não. Ela escreve muito mesmo.

 





 

Quem sabe inglês, pode visitar o site oficial da autora e saber o que ela está aprontando. Ah, antes que me esqueça, ela parece amar escrever sobre Faes muitos dos seus outros livros são ligados a mitologia das Faes.


O livro-> Como mencionei acima, esse livro está cheio de abuso. Não estou brincando ou sendo puritana aqui. A personagem principal já foi agredida e teve parte da seu dedo cortado, detalhe, ela era, nessa cena, uma menina pequena. Tudo isso aconteceu porque ela era humana e Faes odeia humanos.

 



Uma raça de seres mágicos que se consideram superior e abusam daqueles que não são Faes puras? UHM, isso não te faz pensar em algum fato histórico?

 

(Amo como ficção e realidade andam de mãos dadas as vezes)

 

Mas vamos la, eu sei que muita gente que leu o livro está encantada com o romance no livro. Gosto não se discute e você é livre para shippar o que quiser. Mas quero ressaltar que tanto o príncipe cruel (perdão, eu sou péssima com nomes ainda mais se tratando de Faes) e a protagonista tem um relacionamento toxico.




Ele chama ela de nomes bem maldosos, humilhou ela e a protagonista não gosta dele. Mas o enredo nunca pode ser tão simples.

 

O que eu achei do relacionamento? Fascinante, olha, a Jude- oh meu deus, Lembrei do nome agora!- é uma menina que precisa sobreviver e eu gosto dela. Gosto como ela sabe jogar o jogo das Faes e ganhar. Mas o príncipe Cruel faz jus ao nome. Ele é apenas mais uma Fae cruel que está preso, vamos botar assim, a protagonista para servir aos planos dela.

 

Um quer sobreviver e ser reconhecido pelas Faes. O outro não quer nada. O privilegiado e o não-privilegiado.

 

(Tem insinuações de estupro, nada gráfico...mas, olha, dar uma “poção” que te faz perder o sentido e o pessoal rasgar as suas roupas tem uns tons mais sombrios)

 

Eu confesso que queria que a Jude tivesse largado ele e começado a se amar mais. O relacionamento é toxico- não sei nem como explicar como é toxico sem dar spoilers- tipo, uma coisa é ter uma discussão ou até brincar com o seu namorado(a) mas chamar ela de inútil e ficar falando como ela irá morrer e coisas assim...passo.

Mas...infelizmente, tudo que Jude conhece é abuso. Ela também abusa ele, não que isso torne o relacionamento menos fudido, mas eu queria que ela tivesse largado ele...tivesse voltado para o mundo dos humanos e percebesse que a mágica das Faes não vale a pena perder sua sanidade ou seu orgulho.

 

Mas...acho que essa história seria chata.

 

Bom, eu recomendaria esse livro?

Sim. Sei que falei que esse relacionamento é abusivo, mas olha, faz todo sentido no livro e a personagem principal não fica chorando aos cantos “oh, por que meu Príncipe não me ama” é legal ver isso, mesmo que seja em um relacionamento tão...fudido como o da Jude e do Príncipe.

 

Sim, tem fãs que shippam ele. Sim, tem fãs que podem fazer o caso de que na continuação, o príncipe fica menos babaca. É possível. Mas não muda o fato que nesse primeiro livro o relacionamento deles é bem “não-saudavel”

 

Mas olha, prefiro eles a Edward e Bella. Pronto, falei

You May Also Like

0 comentários