Adaptações

by - fevereiro 13, 2021

 

Adaptações

 

Olha, eu LEIO livros SIM. Eu juro, mas esse blog pode ser uma chance de variar o aspecto em termos de livros. Então, vamos falar sobre adaptações!

 

Lembra o último post da semana passada? Falei sobre O Corcunda de Notre Dame e como quase ninguém leu o livro pois preferiram os filmes-e as vezes as peças de teatro- mas uma coisa é certa há várias versões dessa história e ambas podem fazer você sentir pena dos personagens ou simplesmente não dá a mínima.

 

Esse é o poder de uma adaptação! Imagina um filme romântico bem tipo “menina encontra garoto, garoto encontra garota e se apaixonam” e é algo que a sessão da tarde da TV Globo sempre mosta, mas, por curiosidade você le o livro que se baseia na história e ...plot twist: não é um romance feliz. É uma tragédia.

 

Eu to me lembrando do saudoso canal VideoQuest e como Leonardo Kitsune falava sobre adaptações. Cara, as vezes não é possível adaptar TODA a história para as grandes telas, mas também...o que se pode adaptar pode ser melhorado.

 

Olha, muitos executivos escolhem histórias mais pelo apelo financeiro-digamos que a nova trend seja filmes românticos bem melosos- do que pela arte, se o livro baseado no filme for COMPLETEMANETE diferente...é uma decisão conjunta para deixar a história mais trendy.

 

E claro, sempre tem o whitewashing. Eu sei que muita gente no Brasil não liga para o whitewashing. Mas, eu também sei que essas pessoas não conseguem compreender que não existe apenas personagens ou pessoas brancas na vida.

Adaptações fieis são aquelas que seguem a mensagem e os principais pontos do livro. Pense nos filmes do Percy Jackson –sim, eu sei que são horríveis, mas é só por um momento depois você pode esquece-los- onde o diretor destruiu toda a história e personagem arruinando uma franquia que poderia ter sido melhor que Harry Potter.

 

Esse post é curto porque...é uma adaptação fiel da minha mente...Rsrs

You May Also Like

0 comentários