O Corcunda de Notre Dame.

by - fevereiro 06, 2021

 

Opiniões sobre livros clássicos

 

 

Gente, hoje está chovendo e para comemorar esse fenômeno inesperado-e com esperanças que o calor não volte para me cozinhar- irei fazer algo diferente, irei falar sobre um dos livros que NINGUÉM LEU, mas, TODO MUNDO viu as adaptações.

 

 

NÃO ADIANTE MENTIR. Eu sei que ninguém leu o livro do autor Victor Hugo. Olha, eu não culpo e NINGUÉM deveria se sentir culpado por não ler esse livro. O livro é um TESTAMENTO para a igreja de Notre Dame.

 


Entao vou dar minha opinião sobre o livro e dar algumas informações sobre o autor que pouca gente conhece. Conhece pelo nome, mas sabe pouco sobre o cara.

 




Em primeiro lugar, ao olhar para este senhor ai em cima notoriamente ia para prostibulos. Calma, isso não é brincadeira e não estou exagerando. Quando você imagina o Frollo- seja qual for a versão que você prefere- a imagem de um homem sexualmente frustrado que não pega mulher com certeza é a associação que vocês fazem ao pensar no Victor Hugo criando esse personagem, certo?

 

Mas, registros mostram que Victor Hugo vivia no puteiro. Ao ponto que quanto esse  caro morreu, muitas prostitutas choraram pois perderam o ótimo cliente.

 

Pronto, agora quando você for VER o Corcunda de Notre dame, lembre-se isso Victor Hugo vivia num puteiro!

 

Olha, esse livro foi criado não para contar a história de amor improvável ou para dizer “Corcundas tem direito” mas foi para conservar o Notre Dame, SIM, você leu certo. Ele criou essa história para preservar a igreja.


Ok, mas agora vamos por partes, ignorando a igreja por um momento. Sabe a versão da Disney? Onde eles chamam a Esmeralda de C..., olha, o motivo para eu não botar o nome todo aqui é porque C... É UMA OFENSA RACIAL AO ROMANI.

 

 

Eu abri essa torneira, então, não vou fechar agora. O povo Romani é dividido em vários sub-grupos pela a Europa e pelo resto do mundo, não vou dar aqui uma aula sobre todos os grupos, mas tudo que posso dizer é que eles são originados da India-se eu não estiver errada- e sofreram com racistas que consideravam menos que humanos.

E sim, limpeza étnica. Poxa, eu me pergunto o que isso significa? Eu escrevo isso CHEIA DE SACARSMO.

Outro detalhe a ser mencionado aqui é como a versão original pode ser vista em tentar humanizar um grupo que era visto como menos que humanos mas ainda sim usando clichês racistas. Por exemple, no livro, Esmeralda não é Romani de verdade – ainda estou surpresa pela Disney ter deixado ela SER uma- ela foi roubada no berço por ser uma criança muito bonita.

 

 

E outra coisa, Esmeralda era uma criança durante a história toda. Uma adolescente que queria encontrar os pais verdadeiros. E acredita que se manter virgem será a solução mágica para encontrar os seus pais.

 

 

Frollo e Pheobus são bem diferentes no livro. Pheobus no livro estava noivo da sua PRÓPRIA prima, queria tornar Esmeralda sua concubina e não era tão heroico assim. Frollo, ainda é um vilão, mas ele não era como a Disney mostrou.


Frollo acreditava que Esmeralda era algo divino, mas, ao mesmo tempo também a odiava por ser uma Romani. Sim, ele adotou Quasimodo pois ninguém iria tomar conta do menino- sim, ele era bem feinho no livro- e ele ficou tomado de pena, pois, pensou no seu irmão e o que teria acontecido com ele se tivesse sido deixa para trás.

 

 

Sim, Frollo no livro tem um lado mais gentil, mas repito, ele É UM VILÃO. Ah, sim, ele é um cardinal também. Disney não ve problema em adaptar uma história sombria e macabra como essa, mas, Frollo como cardinal? Please...

 

No final, Esmeralda morre e Quasimodo abraça seu corpo até ele morrer. Esmeralda foi a única que deu alguma afeição, mesmo que não fosse nem um pouco romântica e totalmente voltada por pena. No final, só o Quasimodo chorou sua morte.

 

Eu recomendaria esse livro? UHM, depende. Eu recomendaria mais os filmes. O livro TEM MUITAS passagens falando sobre como o Notre Dame é lindo e como “seria uma pena se algo acontecesse com ele”

 



 

Mas a história ainda é válida.

You May Also Like

0 comentários