Resenha do Livro - Don Casmurro

by - agosto 29, 2020

 
Resenha do Livro – Don Casmurro do Poderoso Machado de Assis.

 

Então, finalmente, chegou a hora de falar da literatura brasileira. E para começar essa parte com chave de ouro- bem diferente do oura da copa. Eu sei- então, iremos falar de um dos maiores escritores do Brasil. O grande Machado de Assis. O poderoso Machado.

 



Autor-> Ok, antes de começarmos vamos ser honestos aqui. Quando você pensa no Machado, logo vem a mente um homem branco, certo? Bom, eu confesso que também acreditava nessa desinformação. Mas, o senhor Machado era negro...olha, com tudo que está acontecendo nos EUA, não pense nem por um minuto que o Brasil não tem racismo. Tem sim.

 



 

Machado de Assis nasceu em 1839-1909 e ainda é considerado um dos maiores escritores tanto no Brasil como no mundo. Ele escreveu todos os gêneros possíveis. E estava presente quando viu o fim da escravidão e testemunhou quando o Brasil deixou de ser império para virar república.

Não pense que ele era privilegiado. Ele nasceu no Morro do Livramento e quase não estudou, porém, conseguiu subir socialmente graças a sorte e sua curiosidade com arte. Acabou virando o primeiro presidente da Academia Brasileiras de Letras.

 

Booksaline fez uma boa introdução do poderoso Machado aqui

 



Editora-> Eu ganhei esse livro junto com o jornal o Globo. Pode parecer meio incorreto dizer isso, mas, o site dessa editora não é muito bom e parece que está fora do ar. Não dá para colocar muitas informações. Talvez tenha fechado. Eu ganhei esse livro quando era pequena e já estava velho quando eu ganhei...

 

As vezes editoras fecham...

(gif triste)

 

Livro-> Agora sim! Vamos falar sobre Don Casmurro. Gente, todos fazem a mesma pergunta de sempre “Capitu traiu ou não traiu?” E como não temos como saber, fica a especulação. Mas, olha, eu acho que as pessoas estão olhando para o lado errado. Não é a questão se ela traiu ou não...mas sim como o ciúme pode envenenar a alma.

Eu sei que pulei o enredo do livro, mas, todos nós conhecemos a história e todos nos fazemos a mesma pergunta. Não posso mentir e dizer que “Machado entrou nos meus sonhos e me deu a resposta” eu posso dar a minha opinião e falar que Don Casmurro é um conto advertindo sobre o ciúme.

Me lembro um conto do Machado onde um casa vai para uma cartomante e pergunta para a moça se o marido da moça sabia que ela estava traindo ele, no final das contas, o tal marido acabou matando a mulher.

E tenho uma memoria ruim



Mas tenho certeza de que Machado queria dar um fim desses para Don Casmurro, porém, ele achou que seria muito obvio. E por isso, contou uma historia cheia de ambiguidade. Quando pensamos em “olhos de Capitu” a gente pensa em uma mulher sedutora que tem amantes e amantes, mas, sabe...isso me lembra uma história da bíblia:

 

Betsabá

 



 

Os filmes mostram ela como uma sedutora que dormiu com o rei e vive com essa ambiguidade ou ela era uma mulher sedutora sem escrúpulos ou ela estava loucamente apaixonada pelo rei ou o rei se aproveitou de uma mulher inocente.

 

Booksaline fez um post falando sobre a grande questão da Capitu 

 

Recomendo esse livro? SIM, mil vezes sim. Mas recomendo ler com a mente aberta...leia o texto e depois decida se a vítima é Capitu ou Dentinho?




You May Also Like

1 comentários